CASA UM

Na contramão dos imóveis ostensivamente grandes e suntuosos, o volume da Casa Um se desenvolve como arquitetura elementar, essencial e elegante espalhada horizontalmente no terreno.

Criamos a casa UM como projeto serial para Condomínio de moradias, para clientes com demanda por uma construção de estética contemporânea, conectada ao entorno, com execução simplificada, boa manutenção e características sustentáveis.

A implantação das casas é feita com deslocamentos horizontais em relação ao terreno, o que concede maior privacidade aos moradores e dinamismo ao desenho urbanístico do condomínio. Propomos uma casa/pavilhão prática, cômoda e espaçosa, inserida sob lage plana e delgada de 11 x 28 metros, onde todo programa residencial é desenvolvido.

No térreo ligeiramente elevado, a varanda convida ao acesso principal, chegando na área social da casa, onde as grandes portas de correr envidraçadas abrem-se completamente, permitindo ampliar a integração do exterior e interior.

O programa de residência foi resolvido com o mínimo de paredes internas, construindo uma espacialidade clara e permeável, e aberta a paisagem, envolvida por caixa predominantemente de vidro.

Para reduzir a necessidade de condicionadores de ar, agregando menos gastos e temperaturas naturalmente mais amenas, cobertura com vegetação foi feita sobre a laje, e os beirais foram prolongados de forma generosa, protegendo as esquadrias da incidência solar direta e chuvas.

Além disso, aumentamos o pé direito, para favorecer a circulação de ar. Quanto à materialidade, predomina o uso de madeira certificada nos piso e paredes divisórias, além do vidro e pilares metálicos aparentes. Nas divisas dos lotes estão previstas arbustos naturais entre telas, em vez de muros.

FICHA TÉCNICA

Nome: Casa Um

Área Construida: 114 

Execução: 2015

Arquitetura: Viviane Cunha Arquitetura

Equipe: Viviane Cunha, Matheus Coelho, Rosi Vellasco

3D: Ricardo Nascimento

PRÓXIMO PROJETO