CASA DPS

A proposta para essa casa está conceitualmente embasada no paradigma sustentável, indicando que a relação desta com o meio ambiente, alem de acontecer pela proximidade física, inclui o equilíbrio e a responsabilidade pelos impactos ecológicos, econômicos e sociais na sua construção e no seu uso. 

Assim, o projeto responde á lista programática do cliente enquanto busca promover condições de conforto para experiências no edifício através da articulação dos espaços e processos de construção em relação aos eventos naturais com luz, sol, ventos e chuvas, e através de especificação de matérias de fontes renováveis e sistema para utilização racional de água e energia.

A distribuição dos volumes da casa é feita quanto a direção do sol e ventos e geram padrões diversos de sombra para fachadas diferentes.

A ventilação cruzada é garantida nos ambientes internos pela possibilidade de abertura continua nas paredes junto a cobertura, climatizando e controlando a umidade dos ambientes.

A cobertura é feita com telhado verde. E as águas pluvias são coletadas em reservatório e canalizadas para serem reusadas nas torneiras para irrigar os jardins e nas caixas de descarga dos banheiros, depois de filtradas.

Brises e varandas são distribuídos para filtrar e controlar luz e chuva na transição entre espaços exterior e interior da casa.

Para o simpático casal de clientes, a vida a dois demanda uma moradia escala prática e ao mesmo tempo aconchegante. Para isso, condensou-se grande parte do programa no primeiro pavimento. Nele estão duas suítes, a sala com pé direito duplo, alem da cozinha, as áreas de serviços e varandas.

CASA DPS

Ficha Técnica:

Área Construida: 274 m²

Execução: 2008

Arquitetura: Viviane Cunha Arquitetura

Equipe: Viviane Cunha, Carla Junqueira, Rosi Vellasco

3D: Ricardo Nascimento

PRÓXIMO PROJETO