CASA DEC

Uma arquitetura de formas essenciais foi a proposta dessa residência. A volumetria cúbica protegida por vegetação é intersectada por cubos menores em concreto numa composição plástica e elegante contemporaneidade.

Os volumes menores protegem as esquadrias das intempéries, para que, mesmo em condições climáticas extremas, a casa possa permanecer aberta e conectada com o exterior. 

Foram agregadas à casa características sustentáveis, para reduzir impactos ambientais e reduzir consumos de recursos como água e energia, como materiais de acabamento com alta proporção reciclada, sistemas como reuso de águas pluviais, a elevação do térreo com relação ao nível do solo, a parede verde colocada na fachada, o telhado verde e o uso de brises, entre outros…. 

O terreno possui um grande desnível, que foi trabalhado da seguinte maneira: na parte mais baixa foi localizada a maior parte do programa da casa (suítes, sala de estar, cozinha, piscina, área de lazer); na parte mais alta, que fica alinhada ao segundo andar, está a suíte principal e uma ponte, que leva a um jardim elevado intimista e reservado.

FICHA TÉCNICA

Nome:  Casa DEC

Área Construida: 111 m²

Execução: 2010

Arquitetura: Viviane Cunha Arquitetura

Equipe: Viviane Cunha, Flavia Ethève, Rosi Vellasco

3D: Ricardo Nascimento

PRÓXIMO PROJETO